quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Departamento de Identificação é modernizado em São Lourenço do Sul

Há mais de dois anos em atividade em São Lourenço do Sul, o Departamento de Identificação, do Instituto Geral de Perícias (IGP), passou por um processo de modernização nas três últimas semanas. Quem foi solicitar a carteira de identidade neste período já pode perceber a redução do tempo de espera pelo documento e mais agilidade no procedimento.

As digitais são captadas por leitor biométrico e não é mais necessário que o cidadão leve as fotografias 3x4, por que ele é fotografado no ato da solicitação. De acordo com os servidores do departamento, a digitalização do processo diminuiu consideravelmente o tempo de espera pelo documento, uma vez que os dados são enviados diretamente ao sistema em Porto Alegre e não passam mais pela regional, em Pelotas. Antes da modernização, a entrega dos documentos demorava aproximadamente 40 dias. Atualmente, o tempo de espera é de 15 a 20 dias.

O Departamento de Identificação foi instalado em 2011 no município, através de um convênio com o Governo do Estado. O convênio foi autorizado pela Lei Municipal N.º 3.193, de 06 de julho de 2010. A Prefeitura disponibiliza o espaço físico e funcionários responsáveis pela confecção das carteiras de identidade. 

Desde a sua instalação, o IGP já encaminhou a confecção de mais 4,7 mil carteiras de identidade no município. Por semana, são realizados aproximadamente 100 atendimentos. Para solicitar a carteira de identidade é necessário apresentar original e cópia da certidão atualizada conforme estado civil e CPF. A primeira via é gratuita. A partir da segunda via é cobrada uma taxa de R$48,13 (quarenta e oito reais e treze centavos).

O Departamento de Identificação atende na Rua XV de Novembro, 258, de segunda à quinta-feira, das 08 às 10h30min pela manhã e das 13h30min às 15h30min à tarde. O atendimento é realizado por ordem de chegada, sem distribuição de fichas. Na sexta-feira o expediente é interno. O IGP, juntamente com a Junta Militar, também é responsável por emitir o atestado de antecedentes.
fonte:http://www.saolourencodosul.rs.gov.br/noticias.php?ID_NOTICIA=4794

Nenhum comentário:

Postar um comentário