segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Considerações acerca do Cine Redução do dia 08/10/2014

CINE REDUÇÃO
INPROPRIETÁRIO

DEBATE:
Aconteceu no dia 08/10 a realização de mais uma atividade de educação popular em saúde, nas dependências do serviço de Redução de Danos localizado no Bairro Lomba. A exibição do filme documentário o “INPROPRIETÁRIO” que aborda sobre a liberdade e uso de sistemas operacionais como produto de consumo.

O documentário exibido aborda os direitos de compartilhamento sobre os sistemas operacionais, que são programas desenvolvidos na área da informática que subsidiam o trabalho em notebooks, tabletes e celulares, que utilizam tais sistemas, como ferramentas de sustentação, bem como, de conectividade e interatividade. 

A centralidade do documentário se deu frente as diferenças entre sistemas operacionais gratuito e livre, onde vários especialistas nessa área apontam a necessidade de uma discussão ampliada desse tema, para uma melhor elaboração da legislação vigente sobre o tema.

Os atuais programas de softwares em sua maioria são de domínio privado, o que dificulta o acesso as fontes originais, que poderiam ser otimizadas caso o detentor desejasse e tivesse o conhecimento para tal ação. O enfoque de um dos ícones dessa área, é de que, tudo o que é criado e melhorado a partir da fonte gratuita, deve ser repassado da mesma forma, esse tema gera inúmeros debates; alguns criadores desses programas defendem o direitos de créditos de suas criações, frente a outra parcela que entende que tais programas são patrimônio de domínio público.

Após a exibição do filme foi proposto um debate com convidados do município que possuem um vasto conhecimento do tema, e que foram os disparadores do diálogo que se deu nesse evento. As frequentes atualizações dos sistemas operacionais gerando demandas econômicas excessivas onerando as instituições, diferentemente dos sistemas livres que podem ser atualizado pelo detentor do sistema ou proprietário e que poderá após essa atualização disponibilizar tal sistema de maneira aberta na rede.

Pode-se citar como exemplo de sistemas operacionais os que são utilizados nos sistemas androides dos smartphones, que utilizam o sistema Linux que é livre.

Os debatedores abordaram a questão do Capital subvertendo a lógica da informática, ou seja, toda forma de construção dos sistemas operacionais no cenário global, intenciona a maximização do lucro do segmentos privados que subvertem a detenção dessa ferramenta, enquanto patrimônio da humanidade. As bases ideológicas defendidas por alguns atores que encabeçavam esse documentário, é de que, os sistemas operacionais transcendem o Capital e o lucro, devendo servir como fomentador de uma nova cultura a serviço da cidadania.

O grande impeditivo que se apresenta atualmente para ocorrer essa nova cultura, são a detenção das licenças, bem como, os direitos adquiridos de produção desses sistemas. Os softwares encriptados tornam os usuários reféns dos mesmos, e grande pergunta que se faz e, como atualmente a sociedade se organiza frente ao domino das novas mídias operacionais?

O debate proporcionou a ampliação do conhecimento dos participantes deste evento, que não dominam o tema abordado, mas utilizam essas ferramentas no seu cotidiano de trabalho.
Marcio Cruz

-

Cabe salientar que a exibição do documentário ficou prejudicada devido a queda de energia, portanto o debate se deu a luz de velas - emprestadas pelo Rafael - Valeu Rafael!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário