quarta-feira, 1 de junho de 2016

Próximos Filmes da 10ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO MUNDO Circuito Difusão São Lourenço do Sul


Próximos Filmes da 10ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NO MUNDO Circuito Difusão São Lourenço do Sul:
 

- 08/06/2016 Quarta-Feira às 18h30min -

°500 – Os Bebês Roubados Pela Ditadura Argentina
Alexandre Valenti | Argentina/Brasil | 2013 | 100min | Documentário
Classificação indicativa: 12 anos

SINOPSE: Entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sombrios anos de ditadura militar. Neste período, famílias inteiras foram despedaçadas pela repressão clandestina empreendida por um estado terrorista que ceifou a vida de cerca de 30 mil argentinos. Dentre as práticas mais aterradoras desse regime estava o sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos de presos e desaparecidos políticos, que eram apropriados por seus algozes com espólio de guerra. A partir da iniciativa das Avós da Praça de Maio criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou, até agora, a descoberta de 114 das 500 crianças sequestradas. “500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina” narra a incansável luta das Avós da Praça de Maio que tem início na Argentina em 1976 e se liga à história do Grupo Clamor, sediado no Brasil. A luta perdura até os dias de hoje.

Temática: Infância / Direito à memória e à verdade

Convidadxs que iniciarão o debate:
Ale e Tamara Oswald (Professora e Mestra em História)

Ficha técnica
Roteiro: Alexandre Valenti
Fotografia: Alexandre Valenti
Edição: Jorge Mota Ortiz e Sérgio Marini
Produtora realizadora: Intuition Films & Docs / MPC Filmes / Bo Travail / CEPA Audiovisual


Trailer: https://vimeo.com/105869552



-  09/06/2016 Quinta-Feira às 18h30min -
Félix, o Herói da Barra 
Edson Fogaça | Brasil | 2015 | 72min | Documentário
Classificação indicativa: Livre


SINOPSE: Félix, herói fundador da comunidade de Barra de Aroeira, Santa Tereza (TO), seria um ex-escravo que teria lutado na Guerra do Paraguai e recebido de D. Pedro II uma grande extensão de terras, no antigo norte de Goiás, por sua atuação no conflito. A perda do documento real, após sua morte, gerou um conflito pela posse das terras, entre seus descendentes e fazendeiros, que já dura mais de 50 anos. A comunidade atual então se autorreconheceu como quilombola para, em uma derradeira ação, garantir o direito à terra que ocupam.

Temática: Direito da população afrodescendente

Convidadas que iniciarão o debate:
 Adriana da Silva (Quilombola, Acadêmica de Educação do Campo FURG) e Daniela Lessa (Professora de Educação do Campo e Coord. do Dep. de Economia Solidária)

Ficha técnica
Roteiro: Edson Fogaça Fotografia: Niven Franci e Patrícia Sardá Edição: Edson Fogaça Elenco: Francisco Doratioto, José Carlos Menezes Luciene Dias, Isabel Rodrigues, Salviana Rodrigues, Manoel Pumbu, Nilo Rodrigues


Trailer: http://www.dailymotion.com/video/x3g4ifq
- 15/06/2016 Quarta-Feira às 18h30min -


Porque Temos Esperança 
Susanna Lira | Brasil | 2014 | 71min | Documentário
Classificação indicativa: 10 anos


SINOPSE: Mostra a jornada de uma mulher pernambucana (Marli) e sua rejeição a tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de
reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife, na intenção de que pais reconheçam seus filhos. Experimentando na própria pele a solidão, Marli nos mostra que o afeto pode ser redentor e que a falta de esperança é o mal mais intolerável para o ser humano.

Temática: Registro civil de nascimento

Convidada:
Thais Ferreira (Advogada, Movimento Feminista)

Ficha técnica
Roteiro: Susanna Lira e Muriel Alves Fotografia: Igor Cabral Edição: Paulo Mainhard Produtora realizadora: Modo Operante Produções


Trailer: https://vimeo.com/105563540

PONTO DE EXIBIÇÃO (todos filmes)   
Que Lugar é Esse?
rua Mal. Floriano Peixoto, nº3455 - Lomba
(Redução de Danos - ao lado do CONVIVER perto do  Posto de Saúde da Lomba).
São Lourenço do Sul / RS

Informações:
reducaodedanos.sls@gmail.com
reducaodedanos-sls.blogspot.com
facebook/reducaodedanos.sls
telefone (53) 3251 4439 (segundas, terças a tarde, quarta a tarde)

ATIVIDADE GRATUITA
máximo 30 pessoas por sessão

*Os filmes contam com closed caption, um sistema de legendas especiais em português que, além dos diálogos das personagens, comuns nos filmes, também indicam os outros sons presentes.*

10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo
A Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é uma iniciativa de promoção da cultura e da educação em direitos humanos que celebra há uma década o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948.
A Mostra dedica-se a apresentar obras audiovisuais que discutem temas atuais de Direitos Humanos.
Realizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, com produção do Instituto Cultura em Movimento, parceria com o Ministério da Cultura e Empresa Brasil de Comunicação, e patrocínio da Petrobras, do BNDES e da Caixa Econômica Federal, o circuito principal da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo aconteceu entre os meses de novembro e dezembro de 2015 em todas as capitais do país.

Circuito Difusão – locais de Exibição
Para ampliar o alcance da 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo e levar cultura e debate sobre Direitos Humanos para locais em que a oferta de bens culturais é escassa, a Mostra também será realizada em até 1.000 (mil) espaços culturais pelo Brasil e exterior, assumindo um caráter descentralizador e democrático por meio do Circuito Difusão.

Equipe de Redução de Danos de São Lourenço do Sul
 

A Redução de Danos como conjunto de estratégias em saúde, prevista no Sistema Único de Saúde (SUS), é calcada pelo diálogo e se efetiva nos diferentes modos de perceber e viver a vida. A equipe de Redução de Danos que é um serviço público, oferecido pela Prefeitura de São Lourenço do Sul orienta-se pelos princípios do SUS e pelas políticas públicas vigentes. Dentre elas a Política Nacional de Educação Popular em Saúde, que um de seus eixos é a Intersetorialidade e Diálogos Multiculturais.

Desde o ano de 2013 a equipe organiza, participa e/ou apoia atividades que busquem “a superação das desigualdades sociais e de todas as formas de discriminação, violência e
opressão”*. Um dos recursos que utiliza é a exibição permanente e gratuita de filmes com licença livre ou concedida, em formato CINE DEBATE.
 

Portanto convidamos para mais uma possibilidade de
encontros e diálogo.

Uma ótima 10ª Mostra de Cinema
e Direitos Humanos no Mundo para nós!
 



 *http://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/pneps_politica_nacional_educacao_popular_saude.pdf



Apoio:
Vozes do Sul - http://www.vozesdosul.com.br

*Programação sujeita a mudanças*


Programação Completa:
http://reducaodedanos-sls.blogspot.com.br/2016/05/10-mostra-cinema-e-direitos-humanos-no.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário