quarta-feira, 13 de abril de 2016

II Seminário Regional de Uso Racional de Medicamentos (Ijuí / RS)

A 17ª Coordenadoria Regional de Saúde, com sede em Ijuí, promove, no dia 5 de maio, o II Seminário Regional de Uso Racional de Medicamentos. O evento, alusivo à Semana do Uso Racional de Medicamentos, será realizado no Auditório da Sede Acadêmica da Unijuí.

A atividade tem como objetivo conscientizar profissionais, usuários, gestores e estudantes sobre o uso racional de medicamentos, alavancando ações intersetoriais e interdisciplinares para qualificar estratégias de promoção e prevenção em saúde. 

Para se inscrever, é necessário preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail nuresc17crs@saude.rs.gov.br.

Programação:

8h30min: Abertura

8h45min: “Serviços farmacêuticos na atenção básica em saúde. Promoção do acesso e URM” – Manoel Roberto da Cruz Santos (Consultor da Coordenação-Geral de Assistência Farmacêutica Básica do Ministério da Saúde)

10h: Intervalo

10h15min: Continuação da palestra anterior e debate.

14h: Mesa Redonda “Atenção e prescrição farmacêutica”:

- “Uso Racional de Medicamentos pela Atenção Farmacêutica” – Leonel Almeida (Farmacêutico, idealizador do Portal do Farmacêutico)

- “Prescrição de MIPS” – Agnes Gossenheimer (Farmacêutica, mestra em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS)

- “Prescrição de fitoterápicos” – Cristiano Baiotto (Farmacêutico, especialista em Gestão e Atenção Farmacêutica e Fiscal do CRF/RS).


fonte e link para ficha de inscrição: http://www.saude.rs.gov.br/conteudo/10066/?Uso_racional_de_medicamentos_%C3%A9_tema_de_semin%C3%A1rio_em_Iju%C3%AD


-

O que significa uso racional de medicamentos?*

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (Nairóbi, Quênia, 1985), entende-se que há uso racional de medicamentos quando pacientes recebem medicamentos apropriados para suas condições clínicas, em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.


*fonte: 
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/premio_medica/oque.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário