sábado, 2 de agosto de 2014

Mostras regionais da Atenção Básica no RS estão com inscrições abertas

Trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica já podem inscrever suas experiências para as mostras regionais de saúde 2014. Os eventos acontecem em setembro e os interessados têm até sete dias antes (ou até o término das vagas) para se inscreverem em uma das sete macrorregiões do Estado.

As mostras regionalizadas são realizadas no RS desde 2005, tendo como aspecto comum o compartilhamento experiências de trabalho e vivências na Atenção Básica. Foram organizados quatro eixos temáticos para submissão e apresentação de relatos de experiência:

- Atenção Básica: principal porta de entrada e centro articulador do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde às Redes de Atenção à Saúde.

- Diversidade e transversalidade:: refere-se a saúde das diversidades como política pública, se configura em um exercício de equidade que busca adequar as ações do Sistema Único de Saúde a populações que apresentam diferenças significativas e dignas de respeito - população negra, indígena, prisional e Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT).

- Gestão: modos de gerir e de cuidar em saúde utilizando metodologias como estratégias de mobilização de gestores, trabalhadores e usuários para a constituição de redes regionalizadas de atenção integral à saúde.

- Ciclos Vitais: linhas de cuidado que visam a integralidade da atenção à saúde, desenvolvidas para as políticas de: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde do Idoso.

A Mostra é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local de trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica no estado, proporcionando espaços de intercâmbio de vivências. O encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Segue abaixo a agenda e informações das Mostras Regionais de Saúde 2014:


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - MISSIONEIRA
Local: Santo Ângelo
Data: 03 e 04 de setembro
Mais informações: mostraemsaude.missioneira2014@gmail.com


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - CENTRO-OESTE
Local: Alegrete
Data: 11 e 12 de setembro
Mais informações: mostraemsaude.centro.oeste2014@gmail.com


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - SUL
Local: Pelotas
Data: 16 de setembro
Mais informações: mostraemsaude.sul2014@gmail.com


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - NORTE
Local: Passo Fundo
Data: 17 e 18 de setembro
Inscrições de Participantes
Mais informações: mostraemsaude.norte2014@gmail.com


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - SERRA
Local: Vacaria
Data: 23 e 24 de setembro
Mais informações: mostraemsaude.serra2014@gmail.com


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - METROPOLITANA
Local: Porto Alegre
Data: 25 e 26 de setembro
Mais informações: mostraemsaude.metrop2014@gmail.com


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - VALES
Local: Lajeado
Data: 30 de setembro e 01 de outubro
Mais informações: mostraemsaude.vales2014@gmail.com


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário