segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Informações sobre o PROTIG (Programa de Identidade Gênero) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Informações recebidas do curso sobre saúde LGBT:

PROTIG (Programa de Identidade Gênero) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre é vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul e funciona desde 1998 prestando assistência e desenvolvendo pesquisas junto à comunidade Trans e suas famílias.

O programa é composto por uma equipe multidisciplinar – constituída por especialidades médicas (ginecologia, urologia, mastologia e psiquiatria), fonoaudiologia, comitê de bioética, serviço social e psicologia, oferecendo aos pacientes suporte psicossocial, assistência médica e orientação familiar além de realizar cirurgia nos adultos de redesignação sexual quando indicada e possibilidade de bloqueio hormonal em adolescentes quando indicado.

O bloqueio hormonal é uma terapêutica reversível que retarda o desenvolvimento das características sexuais secundárias. No entanto, o foco do acompanhamento de crianças e adolescentes é o trabalho junto aos pais e rede de apoio social, como a escola, visando garantir o desenvolvimento psicossocial adequado a esta faixa etária.

O atendimento se dá através de consultas individuais e com os familiares e participação contínua de grupos terapêuticos. Este acompanhamento é totalmente realizado via SUS e ocorre todas as segundas-feiras, zona 7, turno da manhã.

--Para os adultos que tenham interesse em participar do PROTIG basta procurar o seu Posto de Saúde e solicitar o encaminhamento para PROTIG/HCPA.

--Para adolescentes que tenham interesse em participar do PROTIG é necessário procurar o seu Posto de Saúde e solicitar encaminhamento para a Psiquiatria da Infância e Adolescência/HCPA. Será realizada uma entrevista e nesta devem manifestar seu interesse no PROTIG.

--Pais de crianças até 12 anos podem seguir o mesmo procedimento dos adolescentes citado acima, ou entrar diretamente em contato através do email bsoll@hcpa.ufrgs.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário